Minicurso: Dinâmica de Sistemas – Ferramentas de modelagem de cenários com o Stella.
No período de 27 a 30 de março de 2023, foi ministrado o minicurso de “Dinâmica de sistemas” pela disciplina “ferramentas de modelagem de cenários com o Stella”, das 08h às 12h, com Prof. Mauricio Uriona Maldonado (UFSC). Ao todo, foram realizadas 32 horas de aulas, sendo 16 horas realizada de forma presencial e o restante realizado de forma remota. Após o período intensivo de aulas, o Prof. Maldonado continuou orientando os trabalhos da disciplina e contou com o suporte da Profa. Flávia Collaço (PARTEC/UFC). Durante o minicurso foi apresentado os conceitos básicos de modelagem e simulação aplicada a problemas da gestão; simulação discreta e simulação contínua; conceito de feedback e efeito do atraso (delay); processo de construção de modelos de DS; diagramas de enlace causal (causal loop diagrams – CLD); conceito de estoques e fluxos, entre outros conteúdos.
Foto: Divulgação Científica/LECoS.
Também foi abordado durante as aulas do Minicurso, a importância do uso de cenários para a tomada de decisão, pois permite a análise e avaliação de diferentes possibilidades futuras, aplicado em diversos contextos diferentes. Ao criar cenários, é possível antecipar potenciais situações e seus impactos, auxiliando na identificação de riscos, oportunidades e na definição de estratégias adequadas. Após o período intensivo de aulas, as demais 16 horas foram de acompanhamento remoto com a Profa. Flávia Collaço (PARTEC/UFC).
Foto: Divulgação Científica/LECoS
No dia 02 de abril de 2023, uma importante visita foi realizada à sede da empresa EDP Brasil. O objetivo da visita foi conhecer de perto o complexo onde está instalada a primeira indústria de Hidrogênio Verde do estado do Ceará. Durante a visita, foram realizadas reuniões técnicas no complexo portuário do Pecém (CIPP), local estratégico para o transporte e distribuição da energia produzida pela indústria. Durante as reuniões, foram discutidos aspectos importantes relacionados à produção de Hidrogênio Verde, como os processos de geração, armazenamento e distribuição, além dos impactos ambientais e econômicos da adoção dessa forma de energia limpa. A EDP Brasil tem se destacado no desenvolvimento de projetos inovadores no setor energético, apostando em fontes renováveis e sustentáveis. A indústria de Hidrogênio Verde vem se mostrando uma alternativa promissora para suprir a demanda energética do país de forma limpa e eficiente.
Foto: Divulgação Científica/LECoS.