gov.br

LECOS – Laboratório de Estudos em Competitividade e Sustentabilidade

Área do conteúdo

Políticas Públicas e respostas corporativas para promoção do desenvolvimento econômico sustentável no HUB do hidrogênio verde com ênfase na economia circular.

Contemplado pelo Edital CNPq (40/2022) Linha 4 – Políticas públicas para a inovação e para o desenvolvimento econômico sustentável.

Coordenação: Profa. Mônica Abreu (FEAAC) e Profa Flávia Collaço (PPAC/PARTEC)

No planejamento deste estudo, serão abordadas estratégias de economia circular com ações de curto, médio e longo prazo indicando os caminhos para implementação do HUB de H2V no Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP com ênfase na sustentabilidade. O projeto contribui com a geração e a disseminação do conhecimento, por meio da produção de evidências científicas que possam subsidiar a gestão de políticas públicas e a transferência de conhecimento, em articulação com gestores públicos, com a iniciativa privada e com a sociedade civil, em torno de temas estratégicos como o da transição energética, energias renováveis e Hidrogênio Verde (H2V).

O projeto identificará as principais barreiras e oportunidades que podem levar a uma implementação bem-sucedida das estratégias do HUB do H2V do CIPP. O projeto amplia o engajamento dos stakeholders na propositura e construção estratégias e cenários de sustentabilidade e monitoramento das políticas públicas de transição energética, por meio da aplicação de metodologias participativas, enfatizando processos de aprendizagem social com sociedade civil, empresas e governo. Amplia o benchmarking entre empresas e governos que estejam realizando estratégias de transição energética e/ou participem de iniciativas de produção do H2V no âmbito subnacional. Cria novas ferramentas empíricas e conceituais para comparar a dinâmica de mudança em diferentes modelos socioeconômicos e contextos institucionais. Ampliar o conceito de sustentabilidade corporativa com foco na transição da economia linear para a economia circular.

O projeto integra a Universidade Federal do Ceará em uma rede nacional de pesquisadores, promovendo o diálogo entre a comunidade acadêmica e a sociedade e, conta com parcerias de professores da USP, UNICAMP, UFSC e UNILAB.

O projeto tem duração de 2 anos, iniciando em 15/dez/2022 e terminando em 31/dez/2024.

Exibir: subpáginas.