Guia de Usuário
Clique Aqui para Acessar o Guia de Usuário Completo
Qual o objetivo?
O Sistema de Monitoramento da Transição Energética visa disponibilizar à sociedade dados de diversas fontes confiáveis sobre os indicadores que possibilitam a avaliação da transição energética em nível subnacional. Esses dados podem auxiliar pesquisadores e formuladores de políticas públicas a entenderem melhor os padrões, desafios e oportunidades específicos enfrentados pelos estados na busca por uma transição energética mais justa e equilibrada ajudando na identificação de lacunas e áreas que demandam intervenções nos estados.
Quais as dimensões?
O Sistema de Monitoramento da Transição Energética é composto por três dimensões principais: Equidade Energética, Segurança Energética e Gestão Ambiental. Cada uma dessas dimensões é composta por uma série de indicadores, totalizando 28, que visam quantificar e mensurar o progresso da transição energética em nível subnacional (estadual).
Clique Aqui para acessar as Dimensões
Critérios de seleção dos indicadores:
A seleção dos indicadores para o Sistema de Monitoramento da Transição Energética foi baseada em diversos critérios. Primeiramente, foi realizada uma extensa revisão da literatura acadêmica nacional e internacional sobre sistemas de monitoramento e métricas voltadas para a avaliação da transição energética, a fim de identificar os indicadores mais relevantes.
Além disso, os dados escolhidos deveriam abranger o nível estadual, com o período inicialmente avaliado entre os anos de 2018 e 2022. Outros critérios de seleção incluem:
Confiabilidade: Dados provenientes de bases governamentais e instituições confiáveis.
Temporalidade: Dados abertos e disponíveis ao longo do tempo, permitindo o monitoramento contínuo.
Qualidade dos Dados: Indicadores baseados em pesquisas e estudos de órgãos, agências e/ou instituições reconhecidas.
Completude: Indicadores completos para o período de tempo avaliado, garantindo consistência nas séries históricas.