Artigo publicado na revista Public Administration & Development.
Data da publicação: 12 de abril de 2024 Categoria: NotíciasO LECoS segue contribuindo para o avanço do debate acadêmico e para o aprimoramento das políticas públicas. Com base nisso, compartilhamos o artigo publicado pela Prof. Mônica Cavalcanti Sá de Abreu, juntamente com Lucineide Alves, Hugo Consciência Silvestre e Magnus Emmendoerfer na revista Public Administration & Development.
Este artigo, relacionado ao projeto “Políticas Públicas e respostas corporativas para promover o desenvolvimento econômico sustentável no HUB do hidrogénio verde com ênfase na economia circular” examina os dilemas institucionais de ação coletiva e custos de transação em uma rede política auto-organizada envolvendo agências federais, estaduais e municipais para a gestão de resíduos industriais em um parque portuário e industrial. Os custos de transação, resultantes de uma deficiência em conhecimentos especializados, infraestrutura e informações organizadas sobre a gestão de resíduos das empresas, dificultam programas e políticas públicas eficazes. O artigo destaca a necessidade prática de mecanismos e acordos de governança para resolver os dilemas da ação coletiva institucional. O estudo expõe uma deficiência na especificação e delegação de funções na gestão de resíduos, levando à redundância ou à inércia na implementação de políticas públicas.
Com iniciativas como essa, o LECoS segue cumprindo sua missão de fomentar a produção científica e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Acesse o artigo: Does self-organization policy network provide effective waste services? An empirical evaluation of institucional collective action and transaction cost dilemmas.