gov.br

LECOS – Laboratório de Estudos em Competitividade e Sustentabilidade

Área do conteúdo

Proposição de Estratégias com Pensamento Sistêmico para Lidar com Problemas Perversos das Crises Hídrica e Energética.

Contemplado pelo Edital CNPq (18/2021) – Universal 2021.

Coordenação: Profa Mônica Abreu (FEEAC) e Profa Ticiana Studart (CT)

O projeto envolve uma agenda de pesquisa em torno dos problemas perversos, definidos como dilemas de planejamento social e político que resistem a definições claras e conjuntos pré-determinados de soluções oriundos das ciências naturais e engenharia.

Lidar com os problemas perversos exige uma perspectiva sistêmica que envolve a complexidade e a riqueza de interações que caracterizam os regimes de governança e os ciclos de aprendizagem social.

No planejamento desse estudo, serão abordadas estratégias de adaptação às mudanças climáticas adotadas por atores, empresas e instituições no Brasil, Canadá e Portugal. O projeto desenvolverá estudos multiníveis, em um contexto temporal e espacial, os quais permitem análises comparativas para lidar com os problemas perversos decorrente das crises hídrica e energética. Empresas e instituições enfrentam incertezas sobre a magnitude, o momento dos efeitos das mudanças climáticas e os riscos que provavelmente precisarão enfrentar. Estas incertezas incluem políticas públicas nacionais e internacionais, estruturas regulatórias obscuras e em evolução, visão de curto prazo e comportamento de negação dos riscos climáticos nos níveis individual, organizacional e institucional, além de uma relativa escassez de inovações de baixo carbono.

Abordar essas incertezas requer que empresas e instituições utilizem significativos recursos financeiros, tecnológicos e humanos. Para a compreensão desse fenômeno, foram elaborados frameworks analíticos, fundamentados na teoria institucional, nos regimes de governança colaborativa e adaptativa, e nos ciclos de aprendizagem social. O projeto adota metodologias quantitativas e qualitativas para lidar com problemas perversos que afetam o alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável, e possibilita uma orientação prática para processos de transição para sistemas mais adaptativos.

Financiado pelo CNPQ, O projeto integra o LECoS em uma rede nacional e internacional de renomados pesquisadores, e ampliando o diálogo entre comunidade acadêmica e sociedade, e conta com parcerias de professores do IFCE, Universidade do Porto, ISMAT, UNIFOR, IST – Portugal e Toronto Metropolitan University (TMU)- Canadá.

O projeto tem duração de 3 anos, iniciando em 03/fev/2022 e terminando em 28/fev/2025.

Exibir: subpáginas.