Inputs para monitoramento de políticas públicas climáticas e cenários de transição energética em âmbito subnacional
Contemplado pelo Edital CNPq (59/2022) Linha 4 – Projetos de Conscientização e Aumento da Difusão do Conhecimento sobre as Mudanças Climáticas Globais e Avaliação do Impacto da Implementação de Políticas Públicas para Enfrentamento das Mudanças Climáticas.
Coordenação: Profa Mônica Abreu (FEAAC/UFC)
O projeto proposto é a construção de uma agenda de pesquisa voltada para estratégias climáticas e de transição energética em nível subnacional. O objetivo desta pesquisa é aumentar a disseminação do conhecimento sobre as mudanças climáticas globais e avaliar o impacto das políticas públicas relacionadas. O projeto reconhece a necessidade de acelerar a transição energética e aumentar a ambição na redução de emissões, bem como o papel essencial da modelagem e da criação de cenários na formulação de planos e no fornecimento de evidências para os tomadores de decisão. Além disso, destaca a importância cada vez maior dos estados e cidades na redução e adaptação às mudanças climáticas.
Para atingir esses objetivos, a pesquisa irá desenvolver e propor inputs para cenários de transição energética em nível subnacional, levando em consideração parâmetros e indicadores para monitoramento de políticas climáticas e planejamento energético. O projeto fornecerá informações para a redução de trade-offs e o aumento das sinergias entre a aceleração da transição energética e o alcance das metas climáticas e dos objetivos de desenvolvimento sustentável.
O projeto utilizará uma variedade de metodologias qualitativas e quantitativas, incluindo análises de dados multivariadas, modelagem econométrica, estudos de caso, desenvolvimento de frameworks e indicadores, pesquisa participativa e consulta a especialistas. O projeto desenvolve conhecimento, as técnicas e as ferramentas, gerando recomendações adequadas às necessidades e realidades locais.
Os principais resultados incluem a co-construção de cenários com maior ambição climática, considerando os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, e o desenvolvimento de indicadores para monitorar e avaliar os instrumentos de políticas públicas relacionadas a mudanças climáticas e transição energética nos estados do Ceará, Bahia e São Paulo.
Financiado pelo CNPq, o projeto conta com uma rede de pesquisadores de universidades no país e no exterior. São nossos parceiros professores da USP, FGV, UFBA, UNILAB, UNIFOR, UFCA, e em âmbito internacional, professores da Toronto Metropolitan University (TMU -Canadá), Universidade do Porto e ISMAT (Portugal), Universidad Nacional de San Martín – (Argentina) e Universidad de La Frontera (Chile).
O projeto tem duração de 4 anos, iniciando em 27/dez/2022 e terminando em 31/dez/2026.