Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
LECOS – Laboratório de Estudos em Competitividade e Sustentabilidade

Área do conteúdo

Decision Support System for long-term hydrogen scenarios – Sistema de Apoio à Decisão para cenários de hidrogênio a longo prazo.

Contemplado no Edital German-Brazilian research cooperation in the energy sector –NoPa 2.0/ cooperation in the areas of green hydrogen/PtX, direct electrification and energy storage.

Coordenação: Prof Rainer Walz (ISI); Prof. Mauricio Maldonado (UFSC)

Este projeto tem como objetivo desenvolver um sistema de apoio à decisão, que auxilie na avaliação de cenários de crescimento para o mercado de hidrogênio no Brasil, visando o horizonte de 2050.

O hidrogênio verde (H2V) desempenha um papel fundamental na mitigação do clima. Considerando o cenário de aquecimento global, o H2V desempenha um papel fundamental na descarbonização industrial ao permitir um uso melhor e sinérgico de fontes renováveis de energia. O Ceará possui uma condição estratégica e favorável à produção de H2V, além de sua localidade, ponto no Brasil próximo a Europa, o Estado possui fontes de energias limpas, principalmente, eólica e solar, que contribuem para a criação de H2V.

O projeto visa o fortalecimento de projetos de cooperação em pesquisa Brasil-Alemanha orientados para a aplicação e/ou atividades no setor de energia nas áreas de hidrogênio verde/PTX, eletrificação direta e/ou armazenamento de energia e o intercâmbio de estudantes brasileiros e alemães, bolsistas e/ou pesquisadores de seus estudos e pesquisas (pós-graduação).

Financiado pela DAAD, ele atua diretamente com a Fraunhofer Institute for Systems and Innovation Research (Fraunhofer ISI), da Alemanha, com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e com a Universidade Federal do Ceará (UFC) por meio do LECoS. O projeto permitirá o fortalecimento do desempenho científico e capacidade de inovação dos parceiros de cooperação, e o fortalecimento da rede internacional e nacional de parceiros de cooperação e outros atores (institutos de pesquisa, autoridades brasileiras).

O projeto tem duração de 1 ano, iniciando em 01/Jan/2023 e terminando em 31/Dez/2023.

Exibir subpáginas.
Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo