gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglish

LECOS – Laboratório de Estudos em Competitividade e Sustentabilidade

LECoS em congresso na África do Sul – CSSI 2024.

Data de publicação: 12 de abril de 2024. Categoria: Notícias

Nos dia 4, 5 e 6 de abril de 2024, a Prof. Mônica Cavalcanti Sá de Abreu participou do congresso CSSI 2024 – Power and inclusion in Cross-Sector Social Interactions em Cape Town, na África do Sul.

Foto: Divulgação Científica/LECoS.

Os trabalhos apresentados debatem desigualdade de poder na governança da água e transição energética. O estudo desenvolvido por Alexandra Alencar Siebra, Mônica Cavalcanti Sá de Abreu e Mai Skjøtt Linneberg (Aarhus University), aborda a combinação de parcerias intersetoriais com as tendências de descarbonização, digitalização e descentralização da transição energética, ressaltando a necessidade de integrar esses aspectos para garantir uma transição energética justa e sustentável.

Foto: Divulgação Científica/LECoS.

O estudo de autoria de  José Welliton Silva do Nascimento, Mônica Cavalcanti Sá de Abreu e Ticiana Marinho de Carvalho Studart mostra a importância de estabelecer parcerias intersetoriais para enfrentar desafios relacionados à governança da água no Sul global. Um dos focos da pesquisa apresentada foi a problematização da assimetria de poder nas decisões relacionadas a recursos hídricos.

Foto: Divulgação Científica/LECoS.

Os debates levantados durante o evento apontaram para a urgência de políticas e práticas mais colaborativas e inclusivas no que diz respeito à gestão dos recursos hídricos e à transição para fontes de energia mais limpas. O LECoS enfatiza a relevância da pesquisa científica para o progresso global, evidenciando o papel primordial das instituições universitárias frente a desafios como as mudanças climáticas. O LECoS permanece ativamente engajado na promoção do avanço da educação e da pesquisa acadêmica.